Curso Formativo DELPEL
- Ao longo de 25 aulas, 2 por semana e com a duração de 2 horas cada, o curso desenrola-se via Zoom, com um máximo de 45 formandos. A formação apenas ocorre uma vez por ano.
- O pagamento do curso é simbólico e pode ser efetuado de uma só vez ou em duas ou três parcelas.
- O sistema de avaliação é qualitativo: A (Excelente), B (Muito Bom), C (Bom), D (Suficiente) e E (Insuficiente).
- A avaliação é feita por trabalhos de grupo e individuais, havendo um projeto final de grupo.
- Para a obtenção do certificado de conclusão não pode haver nenhum E em nenhuma tarefa e no máximo um D, que não pode ser atribuído ao projeto final sob pena de não atribuição do certificado de conclusão.
- A existência de um E ou mais que um D não significa que o formando fique impedido de frequentar o curso, apenas não obterá o certificado de conclusão e os benefícios que advém com ele.
- A não execução de um ou mais projetos sem justificação cabível é penalizado com a não atribuição do certificado de conclusão. Mediante justificações cabíveis (médicas, judiciais, religiosas etc.), podem no máximo duas tarefas não serem executadas, tendo cada uma delas de ser justificada apropriadamente.
- O formando tem de comparecer obrigatoriamente a todas as aulas, podendo faltar mediante justificação cabível.
- Os formandos que receberem o certificado de conclusão terão prioridade em aceder a vagas de voluntariado na DELPEL, refletindo o compromisso da organização em reconhecer e valorizar o treinamento bem-sucedido.
- A DELPEL auxiliará os formandos na elaboração de relatórios e currículos completos que os ajudarão a demonstrar as suas habilidades e conhecimentos a potenciais empregadores.
Conteúdos Programáticos
Introdução à Saúde Mental
Aula 1: Conceitos Fundamentais de Saúde Mental
Definições de saúde mental e bem-estar: Exploração dos conceitos-chave, incluindo saúde mental positiva, resiliência e qualidade de vida. Discussão sobre como a saúde mental é parte integrante do bem-estar geral.
Modelos de saúde mental: Análise de diferentes modelos conceituais que ajudam a compreender a saúde mental, como o modelo biopsicossocial. Discussão sobre a complexidade da saúde mental.
A importância da saúde mental para a qualidade de vida: Exploração de como a saúde mental afeta as relações interpessoais, o desempenho no trabalho e o desenvolvimento pessoal.
Aula 2: Estigma e Psicofobia
Compreensão do estigma associado às doenças mentais: Análise das atitudes negativas, estereótipos e preconceitos que cercam as doenças mentais. Discussão sobre como o estigma afeta a procura de ajuda e o tratamento.
Exploração dos preconceitos e discriminação: Exame mais aprofundado dos estereótipos prejudiciais associados às doenças mentais, como "perigo" ou "imprevisibilidade".
Estratégias iniciais para combater o estigma: Apresentação de iniciativas de conscientização, campanhas e histórias de sucesso na luta contra o estigma.
Estigma e Psicofobia (Continuação)
Aula 3: Psicofobia e Sociedade
Origens históricas e culturais da psicofobia: Investigação das raízes históricas da discriminação relacionada à saúde mental e como ela evoluiu ao longo do tempo.
Impacto da psicofobia na sociedade e na procura de tratamento: Análise das consequências negativas da psicofobia, incluindo atrasos no acesso ao tratamento e isolamento social.
Estudos de caso que destacam os efeitos prejudiciais da psicofobia: Exemplos reais de indivíduos afetados pela psicofobia e como isso influenciou as suas vidas.
Aula 4: Estratégias de Combate à Psicofobia
Estratégias de sensibilização e educação pública: Exploração de campanhas de conscientização e programas educacionais que visam reduzir a psicofobia. Discussão sobre a importância da educação pública.
Promoção da inclusão e aceitação: Análise das ações para criar ambientes inclusivos e aceitáveis para pessoas com doenças mentais. Exemplos de locais de trabalho, escolas e comunidades que promovem a inclusão.
Desenvolvimento de comunidades mais acolhedoras: Estratégias para criar comunidades que ofereçam apoio e compreensão às pessoas com doenças mentais. Iniciativas comunitárias bem-sucedidas.
Psicopatologia
Aula 5: Perturbações Mentais
Exploração de perturbações mentais, como a Perturbação Depressiva Major, a Perturbação de Ansiedade Generalizada, a Perturbação Obsessivo-Compulsiva, a Perturbação de Stress Pós-Traumático, a Perturbação do Pânico, a Esquizofrenia, a Perturbação de Personalidade Limítrofe e a Perturbação Afetiva Bipolar. Compreensão aprofundada de cada doença, incluindo sintomas, fatores de risco e prevalência.
Sintomas característicos e critérios de diagnóstico: Análise dos sintomas específicos associados a cada doença e os critérios que os profissionais de saúde mental utilizam para fazer diagnósticos.
Abordagem integrada para compreender os desafios da saúde mental: Discussão sobre como as perturbações mentais frequentemente coexistem e como a abordagem integrada pode ser mais eficaz no tratamento.
Aula 6: Processo de Diagnóstico e Tratamento
Passos no diagnóstico de perturbações mentais: Exame detalhado do processo de diagnóstico, incluindo a anamnese, a avaliação psicológica e o uso de critérios diagnósticos.
Opções de tratamento, incluindo terapia e medicação: Discussão das diferentes abordagens terapêuticas, como terapia cognitivo-comportamental, terapia farmacológica e outras intervenções. Abordagem multidisciplinar.
Discussão de estudos de caso que ilustram a avaliação e o tratamento: Estudos de caso reais que demonstram como os profissionais de saúde mental diagnosticam e tratam pacientes com perturbações mentais.
Psicopatologia (Continuação)
Aula 7: Psicopatologia e Grupos Específicos
Exame de perturbações mentais em grupos específicos, como crianças, adolescentes e idosos: Compreensão das diferenças na apresentação e no tratamento de doenças mentais em grupos etários distintos.
Fatores que afetam o diagnóstico e tratamento: Discussão sobre como fatores como sexo, cultura e histórico pessoal podem influenciar o diagnóstico e o tratamento de doenças mentais.
Aula 8: Terapias na Saúde Mental
Visão geral das terapias disponíveis, como a cognitivo-comportamental, a terapia familiar e a terapia de grupo: Análise de abordagens terapêuticas comuns, destacando os seus princípios e aplicações.
Comparação das vantagens e limitações de diferentes abordagens terapêuticas: Discussão sobre quando e como diferentes terapias são mais apropriadas, com base nas necessidades do paciente e na natureza da doença.
Medicamentos e Terapias
Aula 9: Uso de Medicamentos
Exploração de medicamentos comuns na saúde mental: Detalhamento de medicamentos psicotrópicos, os seus mecanismos de ação e indicações.
Benefícios, riscos e efeitos secundários: Análise aprofundada dos benefícios terapêuticos dos medicamentos, bem como dos riscos e efeitos secundários associados.
Uso responsável de medicamentos: Discussão sobre a importância da adesão ao tratamento, bem como estratégias para evitar o uso indevido de medicamentos.
Aula 10: Terapias Alternativas e Complementares
Discussão de terapias complementares, como meditação, acupuntura e arteterapia: Análise das terapias não tradicionais que podem complementar abordagens convencionais de tratamento.
O seu papel no tratamento da saúde mental: Exploração de como essas terapias podem contribuir para a redução do stress, melhoria do bem-estar emocional e complementar o tratamento convencional.
Abordagem integrativa para o bem-estar mental: Discussão sobre como a integração de terapias complementares pode resultar em abordagens mais holísticas e eficazes para a saúde mental.
Intervenção Social em Saúde Mental
Aula 11: Promoção da Saúde Mental na Comunidade
Estratégias para promover a saúde mental na comunidade: Exame de iniciativas que visam aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental e prevenir doenças mentais.
Projetos de conscientização e prevenção: Apresentação de exemplos de projetos de conscientização que visam reduzir o estigma, fornecer recursos e educar a comunidade.
Desenvolvimento de iniciativas comunitárias: Discussão sobre como criar e implementar programas e serviços comunitários que apoiem a saúde mental.
Aula 12: Reabilitação Psicossocial
A importância da reabilitação psicossocial: Compreensão dos princípios da reabilitação psicossocial e o seu papel na reintegração de indivíduos com doenças mentais na sociedade.
Apoio à reintegração de indivíduos com doenças mentais na sociedade: Discussão sobre programas e estratégias de apoio que ajudam as pessoas a desenvolver habilidades e a retomar as suas vidas.
Práticas e programas eficazes: Análise de programas de reabilitação psicossocial que demonstraram sucesso na recuperação e reintegração de indivíduos com doenças mentais.
Métodos de Recolha, Organização e Análise de Dados
Aula 13: Recolha de Dados na Saúde Mental
Métodos de recolha de dados quantitativos e qualitativos: Explicação detalhada de técnicas de pesquisa, como entrevistas, questionários, observações e análise de conteúdo.
Ética na pesquisa de saúde mental: Discussão sobre princípios éticos que regem a pesquisa em saúde mental, incluindo o consentimento informado e a proteção da privacidade.
Desenvolvimento de protocolos de pesquisa: Orientação sobre como criar protocolos de pesquisa, incluindo a definição de perguntas de pesquisa e seleção de métodos de recolha de dados.
Aula 14: Organização de Dados e Software
Técnicas de organização de dados, incluindo software de análise de dados: Demonstração prática do uso de ferramentas como planilhas e software de estatística para organizar e gerir dados.
Boas práticas na gestão de dados: Discussão sobre como manter a integridade dos dados, evitar erros e garantir a confiabilidade dos resultados.
Preparação de dados para análise: Passos iniciais para preparar os dados para análise estatística, incluindo limpeza e codificação.
Métodos de Análise e Apresentação de Dados
Aula 15: Análise de Dados na Saúde Mental
Métodos de análise estatística em pesquisas de saúde mental: Introdução às técnicas estatísticas usadas na análise de dados em pesquisas de saúde mental, incluindo estatística descritiva e inferencial.
Interpretação de resultados: Orientação sobre como interpretar os resultados da análise estatística e como essas descobertas podem ser aplicadas para responder a perguntas.
Aplicação da análise de dados em estudos de caso: Estudos de caso que demonstram como a análise de dados é usada para responder a perguntas específicas na pesquisa do campo da saúde mental.
Aula 16: Apresentação de Resultados
Comunicação eficaz de resultados de pesquisa: Estratégias para comunicar as descobertas de pesquisa de forma clara e convincente para públicos leigos e profissionais de saúde mental.
Preparação de relatórios e apresentações: Orientação sobre a estrutura de relatórios de pesquisa e apresentações visuais, incluindo gráficos e tabelas.
Feedback e discussão de projetos de pesquisa: Compartilhamento de projetos de pesquisa dos formandos, feedback e discussão construtiva.
Desenvolvimento de Habilidades de Oratória
Aula 17: Fundamentos da Comunicação Eficaz
Princípios de comunicação verbal e não verbal: Exploração de como a linguagem corporal, tom de voz e linguagem afetam a eficácia da comunicação.
Construção de mensagens claras e envolventes: Técnicas para estruturar e entregar mensagens de maneira clara e envolvente.
Escuta ativa e empática: Desenvolvimento de habilidades de escuta ativa e empática para melhor compreender as necessidades e preocupações dos outros.
Aula 18: Comunicação num Contexto de Saúde Mental
Comunicação eficaz com pacientes e famílias: Orientação sobre como abordar pacientes e famílias de maneira sensível e empática, fornecendo informações e apoio.
Abordagem de tópicos sensíveis e complexos: Estratégias para comunicar informações sobre diagnóstico, tratamento e prognóstico de maneira respeitosa e compreensiva.
Desenvolvimento de empatia e compreensão: Exercícios práticos para desenvolver a empatia e a compreensão das experiências e emoções dos outros.
Desenvolvimento de Habilidades em Oratória (Continuação)
Aula 19: Preparação de Apresentações
Estrutura de apresentações eficazes: Orientação sobre a estrutura de apresentações, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão.
Design de slides e recursos visuais: Dicas para criar slides visualmente atraentes e eficazes que complementem a apresentação oral.
Técnicas de ensaio e feedback: Práticas para ensaiar apresentações e receber feedback construtivo.
Aula 20: Prática de Oratória e Feedback
Apresentações práticas dos formandos: Oportunidade para os formandos praticarem as suas habilidades de oratória e apresentarem trechos das suas apresentações finais.
Feedback construtivo e desenvolvimento de habilidades: Avaliação e feedback dos colegas e instrutores para ajudar os formandos a aprimorar as suas habilidades de oratória.
Discussões sobre o impacto da oratória na sensibilização sobre a saúde mental: Reflexão sobre como a oratória eficaz pode promover a conscientização e o entendimento em relação à saúde mental.
Preparação para as Apresentações Finais
Aula 21: Preparação Final de Apresentações
Refinamento das apresentações finais: Análise e aprimoramento das apresentações finais dos formandos, incluindo ajustes na estrutura, conteúdo e estilo de apresentação.
Estratégias para lidar com perguntas e desafios: Orientação sobre como responder a perguntas do público e enfrentar desafios durante as apresentações.
Revisão e feedback final: Última oportunidade para revisar e receber feedback antes das apresentações finais.
Aula 22: Revisão Geral do Curso
Recapitulação dos principais tópicos e conceitos do curso: Revisão abrangente dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, destacando os principais pontos de ênfase.
Discussão de lições aprendidas e experiências pessoais: Compartilhamento de experiências e aprendizados pessoais durante o curso.
Preparação para as apresentações finais: Foco na preparação mental e emocional dos formandos para as apresentações finais.
Apresentações Finais e Encerramento
Aula 23: Apresentações Finais (Parte 1)
Apresentações de projetos finais: Cada grupo apresenta o seu projeto final, destacando as suas descobertas e conclusões.
Avaliações e feedback dos colegas: Avaliação das apresentações pelos colegas e fornecimento de feedback construtivo.
Aula 24: Apresentações Finais (Parte 2)
Continuação das apresentações finais: Outros grupos apresentam os seus projetos, criando um ambiente de compartilhamento de conhecimento e aprendizado.
Avaliações finais e discussão das realizações dos formandos: Reflexão sobre o progresso e conquistas dos formandos ao longo do curso.
Aula 25: Encerramento e Certificação
Entrega dos certificados oficiais da DELPEL: Reconhecimento formal das realizações dos formandos.
Reconhecimento das conquistas dos formandos: Celebração das habilidades adquiridas e do compromisso com a saúde mental e o combate à psicofobia.
Oportunidade para reflexão sobre o curso e próximos passos: Discussão sobre como os formandos podem aplicar o conhecimento e as habilidades adquiridas nas suas carreiras e na promoção da saúde mental.