Curso Formativo DELPEL

O Curso Formativo DELPEL, é um curso com enfoque na saúde mental e na compreensão dos fenómenos subjacentes. A partir de uma abordagem holística são ministrados conceitos e saberes diversos, desde a psicopatologia à oratória, com o objetivo de promover uma compreensão fundada e abrangente da saúde mental e claro da psicofobia.


  • Ao longo de 25 aulas, 2 por semana e com a duração de 2 horas cada, o curso desenrola-se via Zoom, com um máximo de 45 formandos. A formação apenas ocorre uma vez por ano.
  • O pagamento do curso é simbólico e pode ser efetuado de uma só vez ou em duas ou três parcelas. 
  • O sistema de avaliação é qualitativo: A (Excelente), B (Muito Bom), C (Bom), D (Suficiente) e E (Insuficiente).
  • A avaliação é feita por trabalhos de grupo e individuais, havendo um projeto final de grupo.
  • Para a obtenção do certificado de conclusão não pode haver nenhum E em nenhuma tarefa e no máximo um D, que não pode ser atribuído ao projeto final sob pena de não atribuição do certificado de conclusão.
  • A existência de um E ou mais que um D não significa que o formando fique impedido de frequentar o curso, apenas não obterá o certificado de conclusão e os benefícios que advém com ele.
  • A não execução de um ou mais projetos sem justificação cabível é penalizado com a não atribuição do certificado de conclusão. Mediante justificações cabíveis (médicas, judiciais, religiosas etc.), podem no máximo duas tarefas não serem executadas, tendo cada uma delas de ser justificada apropriadamente.
  • O formando tem de comparecer obrigatoriamente a todas as aulas, podendo faltar mediante justificação cabível.
  • Os formandos que receberem o certificado de conclusão terão prioridade em aceder a vagas de voluntariado na DELPEL, refletindo o compromisso da organização em reconhecer e valorizar o treinamento bem-sucedido.
  • A DELPEL auxiliará os formandos na elaboração de relatórios e currículos completos que os ajudarão a demonstrar as suas habilidades e conhecimentos a potenciais empregadores. 

Conteúdos Programáticos

Introdução à Saúde Mental

Aula 1: Conceitos Fundamentais de Saúde Mental

  • Definições de saúde mental e bem-estar: Exploração dos conceitos-chave, incluindo saúde mental positiva, resiliência e qualidade de vida. Discussão sobre como a saúde mental é parte integrante do bem-estar geral.

  • Modelos de saúde mental: Análise de diferentes modelos conceituais que ajudam a compreender a saúde mental, como o modelo biopsicossocial. Discussão sobre a complexidade da saúde mental.

  • A importância da saúde mental para a qualidade de vida: Exploração de como a saúde mental afeta as relações interpessoais, o desempenho no trabalho e o desenvolvimento pessoal.

Aula 2: Estigma e Psicofobia

  • Compreensão do estigma associado às doenças mentais: Análise das atitudes negativas, estereótipos e preconceitos que cercam as doenças mentais. Discussão sobre como o estigma afeta a procura de ajuda e o tratamento.

  • Exploração dos preconceitos e discriminação: Exame mais aprofundado dos estereótipos prejudiciais associados às doenças mentais, como "perigo" ou "imprevisibilidade".

  • Estratégias iniciais para combater o estigma: Apresentação de iniciativas de conscientização, campanhas e histórias de sucesso na luta contra o estigma.

Estigma e Psicofobia (Continuação)

Aula 3: Psicofobia e Sociedade

  • Origens históricas e culturais da psicofobia: Investigação das raízes históricas da discriminação relacionada à saúde mental e como ela evoluiu ao longo do tempo.

  • Impacto da psicofobia na sociedade e na procura de tratamento: Análise das consequências negativas da psicofobia, incluindo atrasos no acesso ao tratamento e isolamento social.

  • Estudos de caso que destacam os efeitos prejudiciais da psicofobia: Exemplos reais de indivíduos afetados pela psicofobia e como isso influenciou as suas vidas.

Aula 4: Estratégias de Combate à Psicofobia

  • Estratégias de sensibilização e educação pública: Exploração de campanhas de conscientização e programas educacionais que visam reduzir a psicofobia. Discussão sobre a importância da educação pública.

  • Promoção da inclusão e aceitação: Análise das ações para criar ambientes inclusivos e aceitáveis para pessoas com doenças mentais. Exemplos de locais de trabalho, escolas e comunidades que promovem a inclusão.

  • Desenvolvimento de comunidades mais acolhedoras: Estratégias para criar comunidades que ofereçam apoio e compreensão às pessoas com doenças mentais. Iniciativas comunitárias bem-sucedidas.

Psicopatologia

Aula 5: Perturbações Mentais

  • Exploração de perturbações mentais, como a Perturbação Depressiva Major, a Perturbação de Ansiedade Generalizada, a Perturbação Obsessivo-Compulsiva, a Perturbação de Stress Pós-Traumático, a Perturbação do Pânico, a Esquizofrenia, a Perturbação de Personalidade Limítrofe e a Perturbação Afetiva Bipolar. Compreensão aprofundada de cada doença, incluindo sintomas, fatores de risco e prevalência.

  • Sintomas característicos e critérios de diagnóstico: Análise dos sintomas específicos associados a cada doença e os critérios que os profissionais de saúde mental utilizam para fazer diagnósticos.

  • Abordagem integrada para compreender os desafios da saúde mental: Discussão sobre como as perturbações mentais frequentemente coexistem e como a abordagem integrada pode ser mais eficaz no tratamento.

Aula 6: Processo de Diagnóstico e Tratamento

  • Passos no diagnóstico de perturbações mentais: Exame detalhado do processo de diagnóstico, incluindo a anamnese, a avaliação psicológica e o uso de critérios diagnósticos.

  • Opções de tratamento, incluindo terapia e medicação: Discussão das diferentes abordagens terapêuticas, como terapia cognitivo-comportamental, terapia farmacológica e outras intervenções. Abordagem multidisciplinar.

  • Discussão de estudos de caso que ilustram a avaliação e o tratamento: Estudos de caso reais que demonstram como os profissionais de saúde mental diagnosticam e tratam pacientes com perturbações mentais.

Psicopatologia (Continuação)

Aula 7: Psicopatologia e Grupos Específicos

  • Exame de perturbações mentais em grupos específicos, como crianças, adolescentes e idosos: Compreensão das diferenças na apresentação e no tratamento de doenças mentais em grupos etários distintos.

  • Fatores que afetam o diagnóstico e tratamento: Discussão sobre como fatores como sexo, cultura e histórico pessoal podem influenciar o diagnóstico e o tratamento de doenças mentais.

Aula 8: Terapias na Saúde Mental

  • Visão geral das terapias disponíveis, como a cognitivo-comportamental, a terapia familiar e a terapia de grupo: Análise de abordagens terapêuticas comuns, destacando os seus princípios e aplicações.

  • Comparação das vantagens e limitações de diferentes abordagens terapêuticas: Discussão sobre quando e como diferentes terapias são mais apropriadas, com base nas necessidades do paciente e na natureza da doença.

Medicamentos e Terapias

Aula 9: Uso de Medicamentos

  • Exploração de medicamentos comuns na saúde mental: Detalhamento de medicamentos psicotrópicos, os seus mecanismos de ação e indicações.

  • Benefícios, riscos e efeitos secundários: Análise aprofundada dos benefícios terapêuticos dos medicamentos, bem como dos riscos e efeitos secundários associados.

  • Uso responsável de medicamentos: Discussão sobre a importância da adesão ao tratamento, bem como estratégias para evitar o uso indevido de medicamentos.

Aula 10: Terapias Alternativas e Complementares

  • Discussão de terapias complementares, como meditação, acupuntura e arteterapia: Análise das terapias não tradicionais que podem complementar abordagens convencionais de tratamento.

  • O seu papel no tratamento da saúde mental: Exploração de como essas terapias podem contribuir para a redução do stress, melhoria do bem-estar emocional e complementar o tratamento convencional.

  • Abordagem integrativa para o bem-estar mental: Discussão sobre como a integração de terapias complementares pode resultar em abordagens mais holísticas e eficazes para a saúde mental.

Intervenção Social em Saúde Mental

Aula 11: Promoção da Saúde Mental na Comunidade

  • Estratégias para promover a saúde mental na comunidade: Exame de iniciativas que visam aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental e prevenir doenças mentais.

  • Projetos de conscientização e prevenção: Apresentação de exemplos de projetos de conscientização que visam reduzir o estigma, fornecer recursos e educar a comunidade.

  • Desenvolvimento de iniciativas comunitárias: Discussão sobre como criar e implementar programas e serviços comunitários que apoiem a saúde mental.

Aula 12: Reabilitação Psicossocial

  • A importância da reabilitação psicossocial: Compreensão dos princípios da reabilitação psicossocial e o seu papel na reintegração de indivíduos com doenças mentais na sociedade.

  • Apoio à reintegração de indivíduos com doenças mentais na sociedade: Discussão sobre programas e estratégias de apoio que ajudam as pessoas a desenvolver habilidades e a retomar as suas vidas.

  • Práticas e programas eficazes: Análise de programas de reabilitação psicossocial que demonstraram sucesso na recuperação e reintegração de indivíduos com doenças mentais.

Métodos de Recolha, Organização e Análise de Dados

Aula 13: Recolha de Dados na Saúde Mental

  • Métodos de recolha de dados quantitativos e qualitativos: Explicação detalhada de técnicas de pesquisa, como entrevistas, questionários, observações e análise de conteúdo.

  • Ética na pesquisa de saúde mental: Discussão sobre princípios éticos que regem a pesquisa em saúde mental, incluindo o consentimento informado e a proteção da privacidade.

  • Desenvolvimento de protocolos de pesquisa: Orientação sobre como criar protocolos de pesquisa, incluindo a definição de perguntas de pesquisa e seleção de métodos de recolha de dados.

Aula 14: Organização de Dados e Software

  • Técnicas de organização de dados, incluindo software de análise de dados: Demonstração prática do uso de ferramentas como planilhas e software de estatística para organizar e gerir dados.

  • Boas práticas na gestão de dados: Discussão sobre como manter a integridade dos dados, evitar erros e garantir a confiabilidade dos resultados.

  • Preparação de dados para análise: Passos iniciais para preparar os dados para análise estatística, incluindo limpeza e codificação.

Métodos de Análise e Apresentação de Dados

Aula 15: Análise de Dados na Saúde Mental

  • Métodos de análise estatística em pesquisas de saúde mental: Introdução às técnicas estatísticas usadas na análise de dados em pesquisas de saúde mental, incluindo estatística descritiva e inferencial.

  • Interpretação de resultados: Orientação sobre como interpretar os resultados da análise estatística e como essas descobertas podem ser aplicadas para responder a perguntas.

  • Aplicação da análise de dados em estudos de caso: Estudos de caso que demonstram como a análise de dados é usada para responder a perguntas específicas na pesquisa do campo da saúde mental.

Aula 16: Apresentação de Resultados

  • Comunicação eficaz de resultados de pesquisa: Estratégias para comunicar as descobertas de pesquisa de forma clara e convincente para públicos leigos e profissionais de saúde mental.

  • Preparação de relatórios e apresentações: Orientação sobre a estrutura de relatórios de pesquisa e apresentações visuais, incluindo gráficos e tabelas.

  • Feedback e discussão de projetos de pesquisa: Compartilhamento de projetos de pesquisa dos formandos, feedback e discussão construtiva.

Desenvolvimento de Habilidades de Oratória

Aula 17: Fundamentos da Comunicação Eficaz

  • Princípios de comunicação verbal e não verbal: Exploração de como a linguagem corporal, tom de voz e linguagem afetam a eficácia da comunicação.

  • Construção de mensagens claras e envolventes: Técnicas para estruturar e entregar mensagens de maneira clara e envolvente.

  • Escuta ativa e empática: Desenvolvimento de habilidades de escuta ativa e empática para melhor compreender as necessidades e preocupações dos outros.

Aula 18: Comunicação num Contexto de Saúde Mental

  • Comunicação eficaz com pacientes e famílias: Orientação sobre como abordar pacientes e famílias de maneira sensível e empática, fornecendo informações e apoio.

  • Abordagem de tópicos sensíveis e complexos: Estratégias para comunicar informações sobre diagnóstico, tratamento e prognóstico de maneira respeitosa e compreensiva.

  • Desenvolvimento de empatia e compreensão: Exercícios práticos para desenvolver a empatia e a compreensão das experiências e emoções dos outros.

Desenvolvimento de Habilidades em Oratória (Continuação)

Aula 19: Preparação de Apresentações

  • Estrutura de apresentações eficazes: Orientação sobre a estrutura de apresentações, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Design de slides e recursos visuais: Dicas para criar slides visualmente atraentes e eficazes que complementem a apresentação oral.

  • Técnicas de ensaio e feedback: Práticas para ensaiar apresentações e receber feedback construtivo.

Aula 20: Prática de Oratória e Feedback

  • Apresentações práticas dos formandos: Oportunidade para os formandos praticarem as suas habilidades de oratória e apresentarem trechos das suas apresentações finais.

  • Feedback construtivo e desenvolvimento de habilidades: Avaliação e feedback dos colegas e instrutores para ajudar os formandos a aprimorar as suas habilidades de oratória.

  • Discussões sobre o impacto da oratória na sensibilização sobre a saúde mental: Reflexão sobre como a oratória eficaz pode promover a conscientização e o entendimento em relação à saúde mental.

Preparação para as Apresentações Finais

Aula 21: Preparação Final de Apresentações

  • Refinamento das apresentações finais: Análise e aprimoramento das apresentações finais dos formandos, incluindo ajustes na estrutura, conteúdo e estilo de apresentação.

  • Estratégias para lidar com perguntas e desafios: Orientação sobre como responder a perguntas do público e enfrentar desafios durante as apresentações.

  • Revisão e feedback final: Última oportunidade para revisar e receber feedback antes das apresentações finais.

Aula 22: Revisão Geral do Curso

  • Recapitulação dos principais tópicos e conceitos do curso: Revisão abrangente dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, destacando os principais pontos de ênfase.

  • Discussão de lições aprendidas e experiências pessoais: Compartilhamento de experiências e aprendizados pessoais durante o curso.

  • Preparação para as apresentações finais: Foco na preparação mental e emocional dos formandos para as apresentações finais.

Apresentações Finais e Encerramento

Aula 23: Apresentações Finais (Parte 1)

  • Apresentações de projetos finais: Cada grupo apresenta o seu projeto final, destacando as suas descobertas e conclusões.

  • Avaliações e feedback dos colegas: Avaliação das apresentações pelos colegas e fornecimento de feedback construtivo.

Aula 24: Apresentações Finais (Parte 2)

  • Continuação das apresentações finais: Outros grupos apresentam os seus projetos, criando um ambiente de compartilhamento de conhecimento e aprendizado.

  • Avaliações finais e discussão das realizações dos formandos: Reflexão sobre o progresso e conquistas dos formandos ao longo do curso.

Aula 25: Encerramento e Certificação

  • Entrega dos certificados oficiais da DELPEL: Reconhecimento formal das realizações dos formandos.

  • Reconhecimento das conquistas dos formandos: Celebração das habilidades adquiridas e do compromisso com a saúde mental e o combate à psicofobia.

  • Oportunidade para reflexão sobre o curso e próximos passos: Discussão sobre como os formandos podem aplicar o conhecimento e as habilidades adquiridas nas suas carreiras e na promoção da saúde mental.

Andreia Gonçalves, Lara Santos, Rodrigo Lopes
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